Painel: “30 anos de Jaspion e Changeman no Brasil”


No começo dos anos 80, Toshihiko Egashira era dono de uma vídeo-locadora no bairro da Liberdade em São Paulo que continha um acervo de fitas gravadas da televisão japonesa. Entre novelas, programas de calouros, desenhos e musicais, o jovem empresário notou que as séries de super-heróis despertavam o interesse de muita gente, especialmente das crianças. Com apenas 25 anos, Toshihiko embarcou para o Japão, com a cara e a coragem, e voltou para o Brasil com os direitos das séries “Jaspion” e “Changeman” na bagagem. O resto é história... Em fevereiro de 1988, as séries estrearam na extinta TV Manchete, alcançando um sucesso estrondoso e marcando toda uma geração de fãs.

Em 2014, Danilo Modolo, um fã fervoroso de “Jaspion” e “Changeman”, saiu de Piracicaba e mudou-se para Madri. Assim que chegou na Espanha, Danilo resolveu colocar em prática um projeto antigo e criou o canal “TokuDoc” (www.youtube.com/tokudoc), com conteúdo totalmente dedicado aos super-heróis japoneses, o chamado gênero tokusatsu. O canal que começou de maneira despretensiosa foi crescendo rapidamente e atraindo fãs por todo o país. Hoje, o “TokuDoc” já ultrapassou a marca de 80.000 inscritos e é o maior canal de Tokusatsu do mundo, tornando-se referência para os amantes do gênero.

Em 2018, Toshihiko Egashira e Danilo Modolo resolvem juntar as forças para comemorar os 30 anos de “Jaspion” e “Changeman” no Brasil, apresentando um painel recheado de informações, curiosidades e muita nostalgia. Os fãs poderão reviver momentos da infância com uma exibição de materiais exclusivos, que vão desde os produtos (brinquedos, máscaras, camisetas, discos) lançados na época até alguns capacetes originais utilizados nas séries tokusatsu dos anos 80.

voltar